29/05/2024

Prudente ou Insensato? Mt 7.24-27

Construindo sobre a Rocha ou sobre a Areia: A Sabedoria das Decisões na Vida Cristã

O prudente edifica sua casa sobre a Rocha: este é o homem que ouve a Palavra e a coloca em prática, edificando sua casa (vida) na Rocha que é Cristo. Dificuldades e problemas sempre aparecerão em nossas vidas, mas nesses momentos temos que observar o que a Palavra diz e agir/decidir com base nela (II Tm 3.12-17).

O insensato edifica sua casa sobre a Areia: o texto afirma que o insensato também ouve as mesmas palavras de Jesus, mas não as pratica. Muitos leem a Bíblia, mas não a colocam em prática no dia a dia. Oscilam entre os pensamentos do mundo e a Palavra de Deus. Não estão firmes na Palavra!

[O resultado é que, quando chegam as lutas e tribulações, ficam confusos e as emoções assumem o lugar da razão. O resultado disso são decisões precipitadas e malfadadas, e por não terem o fundamento firme na Rocha, acabam vendo a destruição da própria casa. E Jesus diz: “E foi grande a sua queda!”
Seja prudente (sábio) na construção e proteção de sua casa (vida ou família) (Prov. 24.3). Teremos sabedoria e discernimento se fundamentarmos nossa vida na Palavra. O mundo está confuso e com muitas vozes, mas quem foca na Palavra está seguro, não está perdido (Sl 119.92-93, 97, 103, 105).

A vida cristã é muito simples, nós é que complicamos. Simples como foi a vida de Jesus (Dt 30.11-14). Para Israel, o problema não era a falta de conhecimento do bom caminho, mas a decisão de não segui-lo. Da mesma forma acontece conosco. (Prov. 24.3) “Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida.” O discernimento que vem do conhecimento da Palavra nos faz enxergar o mal à distância. “Mal” significa influência maligna que atinge nossa mente (vazia), depois domina nossas emoções e, por fim, nos conduz a ações imprudentes. A influência maligna penetra em nós pelo que ouvimos, vemos e pelas más companhias.

(I Co 15.33-34) “Não se deixem enganar: ‘As más companhias corrompem os bons costumes’. Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês”. Procure conselhos de homens e mulheres de Deus!

Finalmente, o apóstolo Paulo é insistente em todas as suas cartas quanto a viver com sensatez. Leia Ef 5.14-21. Estes versículos são recheados de ensinamentos… Que possamos tomar decisões baseadas naquilo que aprendemos da Palavra; colocar em prática fará toda a diferença na hora que vierem os “ventos fortes” contra nós.

Pr. Rinaldo Costa Rodrigues – Uma Vida no Propósito de Deus