19/06/2024

Abertura da 6ª Edição do SICAPRE: Um Marco na Capacitação de Pregadores e Cantores

Pr. Raimundo Gilson da Silva 1º vice-presidente Abre Oficialmente a 6ª Edição do SICAPRE com Reflexão e Oração.

O Simpósio de Capacitação para Pregadores e Cantores (SICAPRE), uma realização do Departamento de Educação Cristã da Assembleia de Deus Ministério Coronel Fabriciano Ipatinga, teve sua abertura oficial na noite de segunda-feira, 17 de Junho.
O Ministério Coronel Fabriciano Ipatinga é presidido pelo presidente Pr. José Martins de Calais Júnior.
O evento deu início com o pastor Ronan Ramos, com participação dos diretores do departamento que contou com os cantores Elivaldo Ferreira, de Açucena, e Jardel Silva, de Gonzaga, e Pr. Geiderson Cristian MG, cujas apresentações inspiraram e prepararam os corações dos presentes para a ministração da palavra.
O Pr. Júlio Cesar Nogueira, titular do templo subsede da Assembleia de Deus na Rua Viçosa, centro de Ipatinga, e diretor do Departamento de Educação Cristã, além de 1º secretário do Ministério Coronel Fabriciano Ipatinga, iniciou sua fala com uma reflexão profunda baseada em 2 Timóteo, capítulo 2, versículo 20.
Ele citou: “Ora, numa grande casa, e essa casa está aqui repleta de homens e mulheres de Deus, também, numa grande casa, existem dentro dela vasos de ouro e vasos de prata. E é de verdade que alguns de vocês são humildes diante do Senhor e vão dizer assim, ‘Ah Senhor, eu sou um vaso de barro’, mas está escrito no próprio versículo 20, ‘mas também dentro desta casa existem vasos de barro e outros de madeira’. A minha pergunta é, no ministério que Deus colocou em sua vida para pregador do evangelho, para cantor ou cantora do evangelho, que tipo de vaso você é? De ouro, de prata, de barro ou de madeira?”

Pr. Júlio Cesar enfatizou a necessidade de auto compreensão e humildade no ministério, questionando cada um sobre a natureza de seu serviço a Deus. Ele continuou: “É bem verdade que, na verdade, o versículo anterior vai falar sobre isso. Existe um fundamento estabelecido pelo próprio Senhor. Ele vai soprar em seu ouvido, nesta palavra, Ele conhece aqueles que são Seus. Eu vim de um elemento que lá utilizam umas ferramentas extraordinárias. E esta ferramenta extraordinária nos faz perceber que precisamos nos aproximar mais de Deus. E só nos aproximamos mais Dele ouvindo a voz Dele.”

O pastor destacou a importância de ouvir e seguir a palavra de Deus, e que somente aqueles que verdadeiramente a ouvem são considerados Seus. “Aqueles que são meus são aqueles que ouvem a minha palavra, e a palavra do Senhor é a verdade e essa verdade será ministrada nos nossos corações.”

Encerrando sua reflexão, Pr. Júlio Cesar fez uma poderosa analogia com o processo de purificação do ouro: “O ouro, quando extraído da rocha, vem cheio de imperfeições, e foi assim que Deus te tirou lá do mundo e colocou aqui dentro da casa do Senhor. Mas não só te colocou aqui dentro, mas trabalhou no seu caráter e na sua personalidade. O ouro é colocado dentro de um recipiente e o fogo o aquece e derrete, e as impurezas vão saindo. O ourives sabe que aquele ouro está pronto para ser utilizado quando ele olha para dentro do tacho e vê a sua face refletida. Deus lá de cima está olhando para você aqui embaixo e a face dEle é refletida em você.”

Com esta metáfora, Pr. Júlio Cesar ressaltou que Deus trabalha nas vidas de Seus servos, removendo impurezas e moldando-os para que reflitam Sua imagem. Ele incentivou todos os presentes a buscarem ser vasos de honra, permitindo que Deus os transforme e use para a Sua glória.

A abertura oficial da 6ª Edição do Simpósio de Capacitação para Pregadores e Cantores (SICAPRE), o 1º vice-presidente, Pr. Raimundo Gilson da Silva, conduziu a cerimônia com uma leitura inspiradora do livro de Efésios, capítulo 4, versículos de 1 a 3. Ele aproveitou o momento para refletir sobre a importância e o propósito do evento, contextualizando sua origem e relevância para o ministério.

Em suas palavras de abertura, Pr. Raimundo relembrou que, há alguns anos, muitos pregadores precisavam viajar a Belo Horizonte para participar de eventos similares. Foi então que surgiu a ideia de criar o SICAPRE dentro do próprio ministério, dado o seu tamanho e a quantidade de pregadores e cantores. Graças a essa visão, inicialmente do Pr. Antônio Rosa e agora mantida pelo atual presidente, Pr. Junior Calais, o SICAPRE tem se consolidado e fortalecido, para a glória de Deus.

Lendo o trecho de Efésios, Pr. Raimundo destacou: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.”

Pr. Raimundo Gilson enfatizou que este texto bíblico reflete a essência do trabalho do SICAPRE: a edificação e unidade da igreja. Ele ressaltou que a igreja foi projetada por Deus antes mesmo de qualquer coisa existir e que o seu propósito é ser mantida pela palavra de Deus. “É aí que nós entramos,” afirmou, referindo-se aos pregadores, pastores e comunicadores do Evangelho. Ele destacou a responsabilidade desses líderes em serem fiéis à mensagem divina e em comunicar a palavra de Deus com integridade.

“O alvo aqui é a igreja, criada por Deus. Então, o que vamos fazer com essa igreja? Temos aqui a palavra e essa palavra tem que ser ensinada e pregada,” explicou. Ele relembrou que desde os tempos bíblicos até a consumação dos séculos, a responsabilidade de comunicar a palavra de Deus recai sobre os embaixadores de Cristo – pregadores e pastores que devem falar em nome de Deus.

Finalizando sua reflexão, Pr. Raimundo chamou a atenção para a responsabilidade de todos os presentes em serem fiéis à vocação que receberam. Ele enfatizou que a teologia praticada deve ser fiel aos propósitos de Deus, e exortou todos a orarem e refletirem sobre como estão exercendo seus ministérios. “Deus nos criou e nos posicionou para que sejamos úteis no Seu Reino e contribuamos para a Sua glória,” afirmou.

Concluindo, Pr. Raimundo convidou todos para um momento de oração, pedindo a Deus que continue abençoando o evento e a vida de cada um presente, para que a igreja continue sendo edificada e Deus honrado através dos ministérios ali representados. Ele expressou a certeza de que o Pr. Marcelo seria um canal de bênção para todos, ajudando-os a aprimorar ainda mais seus ministérios.

Assim, com palavras de inspiração e um profundo senso de propósito, Pr. Raimundo Gilson da Silva declarou oficialmente aberta a 6ª Edição do SICAPRE, marcando o início de um evento destinado a fortalecer e capacitar pregadores e cantores para a glória de Deus.

O Pr. Marcelo de Oliveira, vindo de São Paulo, ministrou um inspirador e desafiador sermão sobre o tema “Rumo da Pregação Contemporânea”. Baseando-se no capítulo 4 da segunda carta de Paulo a Timóteo, o pastor trouxe reflexões profundas sobre o estado atual da pregação evangélica, não apenas no cenário pentecostal, mas no contexto mais amplo do evangelismo brasileiro.

Com mais de 33 anos de experiência na pregação, Pr. Marcelo iniciou sua mensagem contextualizando a epístola como uma das cartas pastorais de Paulo, destacando que o capítulo 4 é considerado o “testamento” de Paulo. Estas palavras foram escritas pouco antes de seu martírio em Roma, possivelmente em 64 d.C., sob o imperador Nero. Paulo, consciente de sua iminente execução, desejava deixar conselhos valiosos para seu “filho na fé”, Timóteo.

Citando diretamente a passagem: “Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino, prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta, com toda a longanimidade e doutrina”, Pr. Marcelo destacou a relevância perene dessa exortação.

Ele enfatizou que a pregação contemporânea enfrenta grandes desafios. Segundo ele, há uma crescente tendência de sermões antropocêntricos que obscurecem a profundidade verdadeira da palavra de Deus, prejudicando tanto a adoração pública quanto a particular. “O que temos visto hoje são sermões sem conteúdo,” afirmou o pastor. “É o pregador que lê o texto, sai do texto e nunca mais volta para o texto.”

Pr. Marcelo apontou que a falta de preparação dos pregadores resulta em mensagens rasas e vazias, e a igreja percebe quando o orador não se preparou adequadamente. Ele mencionou a necessidade de evitar a manipulação emocional do público, prática que, segundo ele, ocorre quando a mensagem carece de substância.

Apesar das críticas, o pastor também reconheceu que existem exceções. “Assim como há muita heresia, também há muitos pregadores fiéis à palavra de Deus,” ressaltou. Ele incentivou os presentes a valorizar e transmitir a verdadeira mensagem do Evangelho, que tem o poder de transformar vidas, famílias, cidades e nações.

Finalizando sua mensagem, Pr. Marcelo reforçou a responsabilidade sublime de ser um pregador do Evangelho, destacando que esta é uma tarefa maior do que qualquer posição secular, comparando-a a ser um ministro da rainha da Inglaterra. Ele exortou os pregadores a não se rebaixarem e a reconhecerem a grandeza de sua missão de transmitir os oráculos de Deus. Com uma mensagem rica em conteúdo e reflexão, o Pr. Marcelo de Oliveira certamente impactou a vida dos pregadores e cantores presentes, instigando uma renovada visão e compromisso com a pregação genuína do Evangelho.
O evento foi finalizado na noite desta segunda feira por volta das 9h30Min. Com oração, e benção apostólica do Presbítero Hênio de Oliveira.