PIONEIRO NA MÚSICA, MAESTRO ZEZIN COMPLETA 91 ANOS
Por longos anos, maestro Zezin foi o sustentáculo dos conjuntos corais nas igrejas Assembleia de Deus na região do Bethânia
Maestro Zezim foi um sustentáculo na regência de corais na Assembleia de Deus em Ipatinga (MG)
Colaboração: Edinho Guimarães e Edmilson Alves
No dia 15 de abril, a numerosa família do irmão José Leopoldino Alves, mais conhecido como irmão "Zezim", comemorou os seus 91 anos de idade, com uma festa familiar.
Exemplo de pai, avô e de esposo, além de servo fiel do Senhor Jesus, irmão Zezim nasceu em 18 de abril de 1926 na cidade de Açucena (MG) e foi casado com a irmã Geralda (in memoriam) por mais de 60 anos, numa vida de muito amor e comunhão com Deus.
Exemplo que se expressa pelo zelo e cuidado para com a obra de Deus, e primou em fazer bem feito tudo o que lhe veio à mão, seguindo a recomendação do texto de Eclesiastes 9.10. É relevante citar o testemunho do Pr. Roberto Inácio de Oliveira: "(...) professor Zezinho. Quando ainda em atividade, sempre me lembrava à Davi... que cantava e salmodiava com alegria ao Senhor. (...)"
Além de grande músico, tendo sido maestro desde 1979 dos corais das Assembleias de Deus dos bairros Bethânia, Vagalume, Vila Militar, Taúbas e Águas Claras, é leitor assíduo da Bíblia, tendo recebido há alguns anos, das mãos do então Pastor Presidente Antônio Rosa da Silva, o certificado de “Honra" por ter lido as Sagradas Escrituras pela 14ª vez. O Pr. Antônio Rosa da Silva tem um carinho muito especial pelo irmão Zezim, e no ano passado, por ocasião de seu aniversário de 90 anos, esteve presente participando ativamente do evento.
Pai de 6 filhos, sendo 4 homens e 2 mulheres, tem ainda em sua prole 14 netos e 5 bisnetos, além das noras e genros e sua influência musical levou a família a formar um coral familiar de 40 vozes. Agindo discretamente, sem trazer holofotes para si, conseguiu formar, pela mão de Deus, 5 maestros na família e inserir toda a família na área musical e ainda na presença do Senhor. Na segunda edição do evento Pérolas da Adoração, que acontece na Assembleia de Deus Bethânia 3, o maestro Edmilson Alves (filho) e o maestro Wilkerson Alves (neto) foram os coordenadores musicais, sob a coordenação geral do Pr. Roberto Inácio de Oliveira.
Nesse dia 15 de abril, à beira da piscina, os filhos entoaram o hino 247 da Harpa Cristã, e o aniversariante, apesar do peso da idade, atuou regendo o grupo e foi visível seu estado de emoção e alegria. (Confiram no vídeo).
Muitos irmãos sofrem com o saudosismo dos conjuntos corais que já não existem mais em muitas das nossas igrejas. Mas, que Deus possa usar o Departamento Ministerial de Música e que trazer um "Projeto de Revitalização dos Corais", reacendendo o amor pelos hinários "Harpa Cristã" e "Cantor Cristão". Entretanto, uma coisa é certa, se não cantarmos nos corais aqui da terra, no céu faremos parte, certamente, do GRANDE CORAL por toda a eternidade, junto com o nosso salvador Jesus e incontáveis maestros da música sacra e dentre esses o maestro Zezim.
CONFIRA O VÍDEO: