13/12/2016

AD realiza 53º Grande Desfile do Dia da Bíblia

O evento contou com a participação das igrejas de todo o Ministério de Cel. Fabriciano e Ipatinga – Minas Gerais e aconteceu simultaneamente em Ipatinga, Cel. Fabriciano, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Mesquita, Cachoeira Escura, Santa Efigênia de Minas e Açucena e outras cidades de abrangência do Ministério

Rose Caetano


Pastores Iteoni Manzico, Nilton Silva, Antônio Rosa da Silva e o Pastor Presidente José Martins de Calais Júnior

A Assembleia de Deus, Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga, em Minas Gerais, liderada pelo Pastor Presidente José Martins de Calais Júnior, realizou no dia 11 de dezembro de 2016 a 53ª edição do tradicional Desfile da Bíblia, evento em celebração ao Dia da Bíblia, que é o 2º Domingo de Dezembro e comemorado pelos evangélicos em todo o Brasil.

De acordo com a Sociedade Bíblica do Brasil, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, com a ideia de que fosse um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia e no Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos Estados Unidos os primeiros missionários evangélicos. Em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP), aconteceu a primeira manifestação pública em homenagem a Bíblia, quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil.

Entretanto, somente em dezembro de 2001 a comemoração passou a integrar o calendário oficial do Brasil, através da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Essas comemorações se intensificam a cada ano com a realização de desfiles, cultos, carreatas, shows evangélicos, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de exemplares das Escrituras Sagradas, como formas de gratidão a Deus por esse alimento para a vida.

Nesse ano, o Grande Desfile do Dia da Bíblia foi articulado pela Assembleia de Deus – Ministério de Cel. Fabriciano e Ipatinga – para que acontecesse de forma simultânea nas cidades de Ipatinga, Cel. Fabriciano, Santana do Paraíso, Mesquita, Belo Oriente, Santa Efigênia de Minas, Açucena, Cachoeira Escura e com comemorações também nas demais cidades que compõem esse Ministério, onde tudo transcorreu de maneira maravilhosa e o nome do Senhor Deus foi glorificado.

APOIO
O evento contou com inteira participação da Polícia Militar de Minas Gerais desde o início e durante todo o trajeto, com viaturas e policiais, sob o comando do 1º Ten PM Ramon Paz Mendonça, organizando o trânsito e dando segurança aos participantes. Também a participação da equipe de segurança da Assembleia de Deus, coordenada pelo Sargento Nilson.



Desfile em Ipatinga teve quase 2 quilômetros de extensão


Em Ipatinga (MG), fazendo alusão ao Dia da Bíblia, o desfile acontece desde 1963, sendo um dos mais tradicionais eventos das Assembleias de Deus realizados no Brasil, e foi idealizado pelo Pr. Antônio Rosa da Silva, que na época era o Pastor Regional do Templo Central na Rua Diamantina e o Pr. José Alves Pimentel era o Presidente do Ministério. Posteriormente o Pr. Antônio Rosa da Silva assumiu a presidência do Ministério, dando sequência a esse trabalho.

Nesse ano, com quase 2 quilômetros de extensão e coordenado pelo Pr. Deiber Fernandes Souza, Ev. Paulo Fulgêncio e Pb. Carlos Prado, com a participação de todas as Igrejas Regionais e suas respectivas congregações, formando pelotões diversos, como círculos de oração, bandas, obreiros, mocidades, adolescentes, ciclistas, motociclistas, trios elétricos, trenzinhos da Alegria com as crianças e pelotões caracterizados, o desfile saiu às 8 horas do Trevo do Bairro Jardim Panorama (acesso aos bairros Caçula e Iguaçu) e seguiu pela Avenida Minas Gerais, passando pela Avenida Macapá (Bairro Veneza) e chegando ao centro, na Praça da Maria Fumaça às 10 horas, num total de 3,2 quilômetros percorridos. Durante todo o trajeto, equipes faziam distribuição de água mineral aos quase 10 mil participantes do 53º Desfile do Dia da Bíblia.

Assim, o evento culminou com um grande culto conduzido pelo Pastor Presidente José Martins de Calais Júnior.que convidou o Pr. Nilton Andrade para proceder a leitura da Palavra de Deus e todos foram conclamados a lerem em uníssono o Salmo 119.105, que ecoou como um grande grito de guerra.

O Presidente de Honra do Ministério, Pr. Antônio Rosa da Silva, idealizador desse desfile há 53 anos, emocionou a todos quando disse que até 1951 eles ainda não tinham acesso a Bíblia e revezavam um único exemplar entre os obreiros para que pudessem estudar durante 3 dias cada um. “Hoje vejo esse exército de pessoas com bíblias nas mãos e fico extremamente feliz e emocionado, pois sei que valeu a pena todo esforço e dedicação de cada pioneiro”, enfatizou o Pr. Antônio Rosa da Silva.

O Pastor Presidente José Martins de Calais Júnior fez suas considerações finais agradecendo ao Pastor de Honra Antônio Rosada Silva, a cada pastor regional, aos obreiros em geral, aos membros das igrejas com suas famílias, aos jovens e adolescentes e aos organizadores, bem como a Polícia Militar e aos pastores e líderes das denominações que, unindo forças, participaram do Grande Desfile da Bíblia. “Agradecemos a Deus por sua infinita misericórdia e amor, nos permitindo realizar mais essa edição desse desfile para celebrarmos essa liberdade que temos para ler, divulgar e falar desse maravilhoso livro, que é a Bíblia Sagrada”, finalizou o Pastor Presidente José Martins de Calais Júnior.