08/05/2024

Senhor, Porquê o RS está sofrendo tanto?

Acredito que essa seja uma das perguntas que Deus mais ouve.

Por que há tanto mal? Por que há dor? Por que tanta aflição? Por que há tragédias? Por que crianças inocentes morrem? Por que as pessoas boas sofrem tanto como as pessoas más?

Eu também me fiz essa pergunta quando vi os noticiários contando a tragédia em RS.

Contudo, comecei a pensar em quantas pessoas no mundo inteiro fazem essa mesma pergunta na hora que chega a dor. O grande problema é que a maioria das pessoas só se lembram de Deus quando vem o caos.

Certas coisas que acontecem em nossa vida, só iremos entender no céu, quando estivermos frente a frente com o Senhor. Neste dia nos será desvendado os mistérios de Deus.

Tragédia. Que palavra forte. Finca na alma e apavora!

Confesso que o meu coração está doendo com o que aconteceu no RS. É tempo de orarmos em favor das famílias enlutadas e nos colocarmos como instrumentos nas mãos de Deus para levarmos ajuda e principalmente o Evangelho de Cristo, a única eficaz Palavra de esperança e consolo em meio a dor. É hora de chorar com os que choram e rogar a Deus o consolo do seu Espírito a essas famílias enlutadas.

Nestes momentos de dor, muitas pessoas perguntam:
E agora? Onde está Deus? Por quê isto aconteceu?”

O que eu posso dizer para dar consolo e esperança para alguém quando, na verdade, eu mesmo não sei a resposta?

As aflições são reais! A verdade é que nenhum de nós está imune ao mal; o sofrimento, a dor, a decepção e a tragédia tocam a todos independente de raça, credo, cor ou classe social. Somos falhos e vivemos em um mundo corrompido pelo pecado.

Não obstante, Deus também é real! Ele é tão real quanto a nossa dor e nossas mais profundas angustias- e mais, em meio as tragédias da vida, Deus quer nos assegurar do Seu amor, Seu conforto e Sua presença. Ele sabe o que é a dor, pois Ele mesmo enfrentou o pior ataque do mal quando Seu filho amado sofreu a agonia da cruz. Deus compreende o nosso sofrimento. A cruz é a maior prova de que Ele compreende nossa dor — porém, mais que isso, a cruz nos prova o quanto Ele nos ama.

Então, quer dizer que podemos acreditar que Deus é Bom e Amoroso mesmo com tanto sofrimento e dor no mundo? SIM, podemos! O por que? Sinceramente, eu não sei, não temos todas as respostas. Mas, temos a resposta principal – a certeza que em todo tempo Deus nos ama por uma razão: Ele nos deu seu filho Jesus que morreu por nós e ressuscitou por nós. E, mais, podemos descansar nas promessas de Deus que os Seus planos são sempre melhores que os nossos.

Mesmo quando não compreendemos as coisas ruins e tristes que acontecem no mundo, podemos olhar para a Cruz e lembrar do amor de Deus por nós. Podemos lembrar, que ali, Ele provou o seu amor por nós. Não conseguimos compreender os propósito das tragédias, pois, estamos focados naquilo que é temporal e corruptível. Deus tem para nós promessas que vão para além dessa vida.

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angustia” (salmos46.1)


Quer percebamos, quer não, sempre que a vida se volta contra nós, estamos em uma encruzilhada, mas não estamos sozinhos. Temos duas opções quando a dor chega, ou nos afastamos de Deus, dando-lhe as costas e atribuindo-lhe toda a culpa ou nos apegamos a Ele e reconhecemos a nossa total dependência. Qual rumo vamos tomar? Um dos caminhos leva à raiva, ressentimento, amargura, medo, solidão, desespero e desesperança. O outro leva à esperança, conforto, paz , força e satisfação. A escolha é nossa.

Não, a vida nem sempre é justa. A jornada nem sempre é serena. E, em algum momento da vida, iremos nos perguntar: “por que Senhor?”. Não é errado fazer essa pergunta. Mas, a pergunta mais importante que devemos fazer [imagemquando a vida se volta contra nós não é “por quê?”, mas “o quê?”. O que quer que eu faça, Senhor? Como devo reagir diante dessa dor? O que o Senhor quer me ensinar? Que propósito há nessa situação?

Muitas vezes, Deus, simplesmente, quer ensinar que a vida é dom dEle, que devemos viver cada dia como se fosse único. Talvez Ele queira mostrar que dependemos dEle para todas as coisas. Talvez Ele queira nos alertar que muitas pessoas ainda precisam conhecer o amor de Deus.

Deus não quer que as emoções nos sufoquem. Agora é o momento de fortalecermos a nossa fé, de modo que ela não nos falte em meio a uma crise inesperada. A Bíblia diz: “lembre-se do seu Criador […] antes que venham os dias difíceis.” (Eclesiastes 12.1)

Precisamos construir a nossa fé em fundações sólidas para que não seja abalada se surgir um problema difícil. Fundações sólidas são erguidas a partir da oração e das verdades da Palavra de Deus.

E nós, que estamos vivos, nos resta agradecer a Deus por mais um dia. Que as nossas orações cheguem ao trono de DEUS e tragam conforto para os familiares que estão tendo um dia tão triste. A vida é dom de Deus e a Ele pertence!

Lembremos do que o apostolo Paulo escreveu em Romanos, capitulo 12, versículo 15:

“Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”

Que Deus nos abençoe e tenha misericórdia de nós!

Pr. Rinaldo Costa Rodrigues – Uma Vida no Propósito de Deus